terça-feira, 18 de agosto de 2009

Artesanato de Itaquiraí é divulgado em importante revista de turismo





A Revista Global Tourism, que está entre as principais revistas de turismo do Brasil, publicou, em maio, no volume 5, nº 1, artigo sobre artesanato e turismo no município de Itaquiraí (MS), escrito pelas mestrandas em Geociências, Cinthia Rolim de Albuquerque Meneguel e Margareth Pinto de Menezes, e pelo PhD em Geociências, José Candido Stevaux. “O artigo mostra que o Projeto Milagre da Fibra deu certo em Itaquiraí. Agora, a Administração Municipal está iniciando um trabalho de produção de licor e doce de banana, já apresentados, com sucesso, no Salão de Turismo. Assim estamos aproveitando toda a produção”, relata a prefeita de Itaquiraí, Sandra Cassone (PT).

No artigo, os autores contam a história do Projeto Milagre da Fibra, que vem sendo desenvolvido em Itaquiraí, com grande êxito, com total apoio da Administração Municipal, por meio da Gerência de Desenvolvimento Econômico e Turismo e da Gerência de Assistência Social. “O projeto Milagre da Fibra está consagrado por ter obtido e conquistado todos os resultados esperados desde sua implantação no ano de 2006. O projeto é um exemplo de gestão participativa que visa o desenvolvimento econômico sustentável do município”, relatam os autores.

O Grupo Milagre da Fibra conta hoje com oito integrantes que confeccionam produtos à base de fibra de bananeira que é cultivado pelas artesãs nas próprias residências, em assentamentos. Além de divulgar o artesanato do Município, o projeto também visa gerar renda para as mulheres que participam. “A publicação desse artigo mostra que o Grupo Milagre da fibra tem talento e tem tudo para alcançar sucesso com a produção do artesanato”, diz a gerente de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Valdenice de Oliveira.

No artigo, os autores falam sobre a elaboração do Projeto Milagre da Fibra, o processo de produção, a melhoria da qualidade dos produtos, o aumento da comercialização e o destaque do Grupo, a partir do momento em que a Administração de Itaquiraí passou a apoiar o trabalho. “Levando-se em consideração o período compreendido entre o ano de 2006 e 2008, os resultados deste projeto foram satisfatórios atendendo as expectativas do grupo de artesãs e dos envolvidos de forma geral com o projeto”, diz o artigo.

Para qualificar o Grupo Milagre da Fibra, a Administração de Itaquiraí ofereceu vários cursos às artesãs, em parceria com o Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa (SEBRAE); locou um prédio para a produção do artesanato; investiu em equipamentos; confeccionou uma logomarca do Grupo, sacolas personalizadas para embalar os produtos para venda e material de divulgação do trabalho, além de ter registrado a marca Milagre da Fibra. “É perceptível a profissionalização das artesãs e a qualidade dos produtos confeccionados pelas mesmas. O SEBRAE já realizou uma avaliação dos produtos e não detectou nenhum tipo de restrição”, observam os autores.

A produção do Grupo foi exposta em desfiles regionais e, esse ano, no Salão Estadual de Turismo e no natal, a decoração de Itaquiraí é feita pelo Grupo. Os produtos são comercializados na loja de artesanatos de Itaquiraí, na Avenida Industrial e na Casa do Artesão, em Campo Grande.

O Milagre da Fibra também está entre os projetos apresentados por Itaquiraí na 5ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, em que o Município ficou em 3º lugar.

O artigo foi publicado também no site www.periodicodeturismo.com.br, no link revista, em artigos. O nome do texto é O artesanato local como base para o desenvolvimento do turismo sustentável no município de Itaquiraí – Mato Grosso do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário