segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Professora de Turismo da UEMS lança livro na Argentina

Professora da UEMS lança livro na Argentina


Durante a sessão de autógrafos, na Argentina
Simone Mamede, professora do curso de Turismo da UEMS/Jardim, lançou nesta quinta-feira (13) o livro "Impressões do Cerrado e Pantanal: um guia para a observação de mamíferos não voadores", que fora publicado em inglês e português. O lançamento aconteceu durante o X Congresso Internacional de Mastozoologia, na cidade de Mendoza, Argentina.

A publicação destaca a ambigüidade do termo, considerando dois tipos de impressão: a primeira, a impressão sobre a beleza desses dois biomas e suas unidades de paisagem; e a segunda, a impressão dos rastros, deixados pelos mamíferos silvestres.

Em seus estudos, a professora apresenta as diversas possibilidades de olhares: olhares técnicos, científicos, poéticos, de vivência, de sentimento, olhares de curiosidade, de sonhos, sensações, indagações, de reconhecimento; entre estes, o da essência das inúmeras formas de vida presentes nesses dois tão importantes biomas brasileiros: o Cerrado e o Pantanal.

Simone destaca ainda que diversas são as impressões que o visitante sente ou encontra nos biomas Cerrado e Pantanal, entre elas, a beleza da diversidade de suas paisagens, seus hábitats naturais, vegetação e fauna silvestre.

Por meio de uma linguagem acessível, o material busca levar o leitor ao conhecimento mais profundo sobre a diversidade de mamíferos existentes nestes biomas brasileiros, além de contribuir por meio de informações básicas e relevantes, para a conservação das diversas espécies existentes.

De acordo com a bióloga Paloma Larraín, da Pontifícia Universidad Javeriana da Colômbia, o livro publicado contribuirá em estudos e estratégias de conservação da diversidade biológica não só do Brasil, mas também de outros países da América.

Nenhum comentário:

Postar um comentário