quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Paraguai investirá US$ 160 mi para quintuplicar turistas

TURISMO - Quarta-Feira, 23 de Setembro de 2009

Clique para Ampliar
A ministra do Turismo do Paraguai, Liz Cramer, anunciou que o país vai investir US$ 160 milhões em promoção nos próximos cinco anos. Entre os mercados prioritários destaque para o Brasil e mais especificamente para os estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná. Atualmente o Paraguai recebe 420 mil turistas por ano (que dormem pelo menos uma noite no país), sendo 30% brasileiros, Liz garantiu que com os novos investimentos esse percentual de turistas oriundos do Brasil pode passar para 45% e o total de visitantes que o país recebe alcançar a marca de um milhão. "O que queremos é quintuplicar os nossos números de turismo", definiu. Hoje, além dos chamados turistas, são contabilizados cerca de 2 milhões de excursionistas (que passam o dia e retornam para os países de origem – fronteiriços – de noite).

"Não que os excursionistas sejam ruins, mas queremos que as pessoas durmam e passem mais tempo conosco e, consequentemente, gastem mais. A média de estadia atual é 1,8 e queremos passar para 2,8 dias", disse. Para alcançar os objetivos elencados, a ministra aposta nos elementos de natureza, cultura e eventos.

"Os brasileiros não conhecem o Paraguai e temos consciência desse problema. Por exemplo, na nossa parte vizinha ao MS, temos o mesmo ecossistema, com cavernas, cachoeiras e muito verde. As pessoas só pensam no nosso lado de compras e quando vão além das fronteiras ficam assombradas com nossa diversidade e atrativos. Muitos também não sabem mas somos um país bilíngue, com o espanhol e o guarani", lembrou. Outro fator que Liz aponta como positivo é o baixo custo de uma viagem ao país. "Fomos eleitos pelo sexto ano consecutivo como a capital moderna mais barata do mundo", garantiu.

Voos – Para alavancar a quantidade de turistas do Brasil a ministra ressaltou a necessidade de novos voos. "Temos três voos ligando o Paraguai a São Paulo e, acredito que por conta disso, 70% dos visitantes oriundos do Brasil são da capital paulista", contou. Liz sugeriu a criação de um voo ligando Campo Grande a Assunção. "Precisamos do interesse de alguma companhia aérea". Atualmente, 100 mil paraguaios moram na capital do MS.


Autor/Fonte: MERCADO & EVENTOS - AGORA REDE

Um comentário:

  1. Quando ouvimos falar em Paraguai logo vem uma má impressão na cabeça... só pensamos em compras, num lugar sujo e mal cuidado. Quem pode imaginar que existe turismo no Paraguai? Isso tbm se dá em países como Bolívia e Colombia. Entretanto, já vi reportagens e relatos de lugares incríveis nesses países..


    Olha só, conheço várias pessoas com o perfil parecido com o seu. Eu mesmo tenho muitas dessas características..

    abraço

    ResponderExcluir